Resultados dos últimos anos:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES COM EQUIDADE
EDUCAÇÃO INTEGRAL DE QUALIDADE
Somos um projeto que promove atividades multidisciplinares de qualidade em contraturno escolar, com foco no desenvolvimento pessoal do indivíduo e na aquisição de habildades criativas e inovadoras, incentivando o potencial dos alunos como protagonistas de suas vidas e agentes de transformação no mundo;
DIAS LETIVOS (ESCOLA REGULAR) |
DIAS LETIVOS NO PROJETO (CONTRATURNO ESCOLAR) |
|
+ |
LEITURA E LINGUAGENS
82,5% dos alunos afirmaram que adquiriram ou melhoraram o hábito de leitura após o ingresso no Projeto;
94% dos alunos disseram que começaram a ler mais pela facilidade de acesso ao acervo de mais de 6 mil exemplares de livros, gibis e materiais da Biblioteca Ottaviano de Fiore.
INCENTIVO À EDUCAÇÃO – PORTUGUÊS |
Iniciantes e Inter I: 120h / 115 alunosEmpréstimos de livros ao ano: 2.500 |
POR MEIO DE DUAS AVALIAÇÕES INTERNAS ANUAIS, VERIFICA-SE O PROGRESSO EDUCACIONAL DOS ALUNOS NA ÁREA DE PORTUGUÊS:
Em 2019, 64,9% do Iniciantes e Inter 1 tiveram notas inferiores a 5 na Avaliação Inicial de Português (com máxima de 10) |
➔ |
Porém, na Avaliação Final, 98,7% dos alunos obtiveram notas superiores a 5, com média de 8,85 |
EMPODERAMENTO DIGITAL
O projeto oferece 165,8h de práticas de informática ao ano, com atividades de letramento digital/segurança digital.
HORA AULA POR TURMA |
Inter I e II: 125h / 70 alunos
Inter III: 40,8h / 30 alunos |
Oportunidade de acesso diário à internet no centro de empoderamento digital da biblioteca e infraestrutura USP.
|
||
|
|
CONHECIMENTOS STEM
STEM: Science, Technology, Engineering and Mathematics
HORAS DE AULA ANUAIS NO PROJETO, COM PARCEIROS DO CAMPUS DA USP SÃO CARLOS (PÓLO DE TECNOLOGIA EM ENGENHARIA, COMPUTAÇÃO E CIÊNCIAS EXATAS) |
MATEMÁTICA: 213,8h / 115 alunos |
PROJETO SEMENTE: 195,7h / 150 alunos |
PRINCIPIA – ROBÔS NA ESCOLA: 36,8h / 30 alunos |
INTRODUÇÃO À ROBÓTICA: 57,6h / 15 alunos |
POR MEIO DE DUAS AVALIAÇÕES INTERNAS ANUAIS, VERIFICA-SE O PROGRESSO EDUCACIONAL DOS ALUNOS NA ÁREA DE MATEMÁTICA:
Em 2019, 60,5% do Iniciantes e Inter 1 tiveram notas inferiores a 5 na Avaliação Inicial de Matemática (com máxima de 10) |
➔ |
Porém, na Avaliação Final, 88,2% dos alunos obtiveram notas superiores a 5, com média de 8,3 |
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Atividades voltadas para reflexão sobre consumo, bens naturais (e sua finitude), e mudanças de atitudes para preservação desses recursos;
Práticas sustentáveis dentro no eixo “5 Rs”: Recusar, Reduzir, Repensar, Reutilizar e Reciclar.
Manutenção da horta coletiva do Projeto, inspirando práticas sustentáveis e a preservação do Meio Ambiente.
AÇÃO DE DESTAQUE EM 2019: PAPA LIXOS PERIGOSOS
Comunidade consciente do descarte correto dos lixos perigosos e diminuição dos impactos ambientais;
Impacto na Família: conscientização do descarte correto de lixos perigosos e participação na doação de materiais recicláveis para confecção dos Bonecos Coletores de Lixos Perigosos;
Impacto na Comunidade Escolar: Doação de 5 Bonecos Coletores para 5 escolas públicas de São Carlos (cerca de 5 mil crianças e jovens).
QUALIDADE DE VIDA
SEGURANÇA ALIMENTAR
AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EM 2020
R$ 120Todos os alunos matriculados receberam desde 05/2020 auxílio alimentação da KPMG, com primeira recarga retroativa (abril a maio) sem pausa nas férias, até Fevereiro/2022 |
AVALIAÇÃO DAS FAMÍLIAS SOBRE VALE ALIMENTAÇÃO (PESQUISA 2021)
ANTES DA PANDEMIA |
96,9%EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA CONSEGUIREM SE ALIMENTAR |
PANDEMIA |
40 MILREFEIÇÕES /ANO |
76,4%DIMINUIÇÃO DA RENDA FAMILIAR |
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
PEQUENO CIDADÃO (ACESSO DIRETO) |
Escovação e orientações diárias: 70.374/ano
209 RESTAURAÇÕES154 SELANTES04 TRATAMENTO ENDODÔNTICOS DE DECÍDUOS18 EXODONTIAS129 RASPAGENS647 PROFILAXIAS160 APLICAÇÕES DE FLÚOR
Total de procedimentos realizados: 1321(ATRAVÉS DA PARCERIA COM PREF. MUNICIPAL) DADOS DE 2019 |
47,3%dos alunos disseram que a última vez que foram a um dentista foi em 2019, no Projeto Pequeno Cidadão |
Este percentual de 51,2% dos alunos que têm acesso a tratamento odontológico facilitado no Projeto pode ser maior, pois alunos Iniciantes não tiveram tempo de passar pelo atendimento após pandemia |
51,2%dos alunos afirmaram que têm acesso rápido, fácil e gratuito a dentistas no Projeto Pequeno Cidadão |
ATIVIDADES FÍSICAS
|
|
Também são meios de promoção de uma infância e adolescência com mais saúde e cidadania, melhoria da autoestima, bem-estar, saúde mental e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de melhorar o desempenho escolar. |
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO ESPORTE:
INFRAESTRUTURA DE EXCELÊNCIA
INFRATECH
Acesso à internet e computadores acessíveis para atividades educacionais e pesquisa, dispondo da infratech do campus da USP de São Carlos.
ACESSO À LEITURA
A Biblioteca Ottaviano de Fiore possui um acervo com 6 mil livros, com ambiente confortável para estudos e computadores disponíveis para uso individual.
INOVAÇÃO DO SABER
Conectados com as tecnologias digitais e alocados no campus da USP São Carlos, instituição marco de tecnologia e inovação, promovemos atividades educacionais que trazem saberes inovadores aos alunos, com objetivo de torná-los multiplicadores em suas comunidades de origem, utilizando a tecnologia e os conhecimentos aqui estimulados como ferramentas de transformação social.
CEFER
Nosso projeto usufrui da estrutura do CEFER (Centro de Educação Física, Esportes e Recreação) da USP São Carlos, possibilitando a execução de atividades e momentos de lazer em ambiente esportivo ideal.
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Prática de combinados na convivência diária (10 combinados do Projeto);
Atividades que estimulam o relacionamento saudável na convivência, aprendendo a falar, ouvir e atuar para o bem de todos;
Estímulo ao trabalho em equipe e à comunicação;
Estímulo à criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e protagonismo da própria vida e em sua comunidade;
Atividades que trabalham a concentração e autocontrole (mindfulness), incentivando o bem-estar e equilíbrio emocional dos alunos.
ACOLHIMENTO
Recepção amorosa;
Tempo junto e socialização diária com equipe pedagógica e alunos (60 min por dia);
Acompanhamento das demandas de cada aluno e encaminhamento à psicóloga social no Projeto quando necessário;
Escuta ativa durante todo o tempo de convivência diário (4h por dia).
IMPORTÂNCIA DO RETORNO - PANDEMIA COVID-19
Projetos sociais terão grande importância na interação social de crianças e adolescentes pós-pandemia;
RECADASTRAMENTO 2021: IMPACTOS DA PANDEMIA
92% das famílias perceberam uma diminuição na aprendizagem dos filhos durante a pandemia;
94,5% das famílias e alunos sentiram falta das atividades de complementação escolar do Projeto durante a pandemia.
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES QUE O PROJETO TROUXE ÀS FAMÍLIAS NA PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS
97,5% das famílias afirmaram que o aluno foi prejudicado com a falta de atividades extra e projetos de complementação escolar por causa da pandemia;
78,3% dos alunos estão com alteração do sono;
76,6% dos alunos estão com alteração de humor;
75,5% dos alunos estão com dificuldades de concentração.
DURANTE O TEMPO DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO, OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS SENTIRAM MAIS FALTA DE: |
Convivência com amigos e alunos do Projeto: 99% |
Convivência com professores e equipe pedagógica do Projeto: 96,5% |
Socialização :96,5% |