ATIVIDADES COMPLEMENTARES COM EQUIDADE

EDUCAÇÃO INTEGRAL DE QUALIDADE

Somos um projeto que promove atividades multidisciplinares de qualidade em contraturno escolar, com foco no desenvolvimento pessoal do indivíduo e na aquisição de habildades criativas e inovadoras, incentivando o potencial dos alunos como protagonistas de suas vidas e agentes de transformação no mundo;

 

 

 

 

DIAS LETIVOS
(ESCOLA REGULAR)
  DIAS LETIVOS NO PROJETO
(CONTRATURNO ESCOLAR)

+

LEITURA E LINGUAGENS

82,5% dos alunos afirmaram que adquiriram ou melhoraram o hábito de leitura após o ingresso no Projeto;

94% dos alunos disseram que começaram a ler mais pela facilidade de acesso ao acervo de mais de 6 mil exemplares de livros, gibis e materiais da Biblioteca Ottaviano de Fiore.

INCENTIVO À EDUCAÇÃO – PORTUGUÊS

Iniciantes e Inter I: 120h / 115 alunos

Empréstimos de livros ao ano: 2.500

POR MEIO DE DUAS AVALIAÇÕES INTERNAS ANUAIS, VERIFICA-SE O PROGRESSO EDUCACIONAL DOS ALUNOS NA ÁREA DE PORTUGUÊS:

Em 2019, 64,9% do Iniciantes e Inter 1 tiveram notas inferiores a 5 na Avaliação Inicial de Português (com máxima de 10)

Porém, na Avaliação Final, 98,7% dos alunos obtiveram notas superiores a 5, com média de 8,85

EMPODERAMENTO DIGITAL

O projeto oferece 165,8h de práticas de informática ao ano, com atividades de letramento digital/segurança digital.

 

HORA AULA POR TURMA

Inter I e II: 125h / 70 alunos

 

Inter III: 40,8h / 30 alunos

 

Oportunidade de acesso diário à internet no centro de empoderamento digital da biblioteca e infraestrutura USP.

TÓPICOS

 

WINDOWS

WORD

FORMATAÇÃO DE TEXTO

PAINT E EDIÇÃO DE IMAGENS

E-MAIL

CUIDADOS COM AS REDES SOCIAIS

EDIÇÃO DE VÍDEOS

GRÁFICOS E PLANILHAS

SEGURANÇA CIBERNÉTICA

INTERNET

RECADASTRAMENTO 2021:

As famílias afirmaram que 95,6% dos acessos à internet nas residências é feita pelo celular;

85,5% dos alunos disseram que os equipamentos de informática do Projeto (notebooks, computadores e tablets) ajudaram no seu aprendizado, aprimoramento na área tecnológica e domínio das tecnologias digitais.

CONHECIMENTOS STEM

STEM: Science, Technology, Engineering and Mathematics

HORAS DE AULA ANUAIS NO PROJETO, COM PARCEIROS DO CAMPUS DA USP SÃO CARLOS (PÓLO DE TECNOLOGIA EM ENGENHARIA, COMPUTAÇÃO E CIÊNCIAS EXATAS)

MATEMÁTICA: 213,8h / 115 alunos

PROJETO SEMENTE: 195,7h / 150 alunos

PRINCIPIA – ROBÔS NA ESCOLA: 36,8h / 30 alunos

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA: 57,6h / 15 alunos

POR MEIO DE DUAS AVALIAÇÕES INTERNAS ANUAIS, VERIFICA-SE O PROGRESSO EDUCACIONAL DOS ALUNOS NA ÁREA DE MATEMÁTICA:

Em 2019, 60,5% do Iniciantes e Inter 1 tiveram notas inferiores a 5 na Avaliação Inicial de Matemática (com máxima de 10)

Porém, na Avaliação Final, 88,2% dos alunos obtiveram notas superiores a 5, com média de 8,3

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Atividades voltadas para reflexão sobre consumo, bens naturais (e sua finitude), e mudanças de atitudes para preservação desses recursos;

Práticas sustentáveis dentro no eixo “5 Rs”: Recusar, Reduzir, Repensar, Reutilizar e Reciclar.

 

Manutenção da horta coletiva do Projeto, inspirando práticas sustentáveis e a preservação do Meio Ambiente.

 

AÇÃO DE DESTAQUE EM 2019: PAPA LIXOS PERIGOSOS

Comunidade consciente do descarte correto dos lixos perigosos e diminuição dos impactos ambientais;

Impacto na Família: conscientização do descarte correto de lixos perigosos e participação na doação de materiais recicláveis para confecção dos Bonecos Coletores de Lixos Perigosos;

Impacto na Comunidade Escolar: Doação de 5 Bonecos Coletores para 5 escolas públicas de São Carlos (cerca de 5 mil crianças e jovens).

QUALIDADE DE VIDA

SEGURANÇA ALIMENTAR

AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EM 2020

R$ 120

Todos os alunos matriculados receberam desde 05/2020 auxílio alimentação da KPMG, com primeira recarga retroativa (abril a maio) sem pausa nas férias, até Fevereiro/2022

 

AVALIAÇÃO DAS FAMÍLIAS SOBRE VALE ALIMENTAÇÃO (PESQUISA 2021)

ANTES DA PANDEMIA

96,9%

EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA CONSEGUIREM SE ALIMENTAR

PANDEMIA

40 MIL

REFEIÇÕES /ANO

76,4%

DIMINUIÇÃO DA RENDA FAMILIAR

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

 

 

PEQUENO CIDADÃO (ACESSO DIRETO)

Escovação e orientações diárias: 70.374/ano

 

209 RESTAURAÇÕES
154 SELANTES
04 TRATAMENTO ENDODÔNTICOS DE DECÍDUOS
18 EXODONTIAS
129 RASPAGENS
647 PROFILAXIAS
160 APLICAÇÕES DE FLÚOR

 

Total de procedimentos realizados: 1321

(ATRAVÉS DA PARCERIA COM PREF. MUNICIPAL) DADOS DE 2019

47,3%

dos alunos disseram que a última vez que foram a um dentista foi em 2019, no Projeto Pequeno Cidadão

Este percentual de 51,2% dos alunos que têm acesso a tratamento odontológico facilitado no Projeto pode ser maior, pois alunos Iniciantes não tiveram tempo de passar pelo atendimento após pandemia

51,2%

dos alunos afirmaram que têm acesso rápido, fácil e gratuito a dentistas no Projeto Pequeno Cidadão

ATIVIDADES FÍSICAS

220 crianças praticam semanalmente 8,5h de atividades físicas e de lazer, que resultam em 315,1 horas anuais;

97% dos alunos e suas famílias relataram que as atividades físicas e de lazer do Projeto estão entre as que mais sentiram falta durante a pandemia;

Brincadeiras, jogos, esportes seguros e inclusivos são direitos da criança e do adolescente.

Também são meios de promoção de uma infância e adolescência com mais saúde e cidadania, melhoria da autoestima, bem-estar, saúde mental e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de melhorar o desempenho escolar.

 

 

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO ESPORTE:

INFRAESTRUTURA DE EXCELÊNCIA

INFRATECH

Acesso à internet e computadores acessíveis para atividades educacionais e pesquisa, dispondo da infratech do campus da USP de São Carlos.

ACESSO À LEITURA

A Biblioteca Ottaviano de Fiore possui um acervo com 6 mil livros, com ambiente confortável para estudos e computadores disponíveis para uso individual.

INOVAÇÃO DO SABER

Conectados com as tecnologias digitais e alocados no campus da USP São Carlos, instituição marco de tecnologia e inovação, promovemos atividades educacionais que trazem saberes inovadores aos alunos, com objetivo de torná-los multiplicadores em suas comunidades de origem, utilizando a tecnologia e os conhecimentos aqui estimulados como ferramentas de transformação social

CEFER

Nosso projeto usufrui da estrutura do CEFER (Centro de Educação Física, Esportes e Recreação) da USP São Carlos, possibilitando a execução de atividades momentos de lazer em ambiente esportivo ideal.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Prática de combinados na convivência diária (10 combinados do Projeto);

Atividades que estimulam o relacionamento saudável na convivência, aprendendo a falar, ouvir e atuar para o bem de todos;

Estímulo ao trabalho em equipe e à comunicação;

Estímulo à criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e protagonismo da própria vida e em sua comunidade;

Atividades que trabalham a concentração e autocontrole (mindfulness), incentivando o bem-estar e equilíbrio emocional dos alunos.

ACOLHIMENTO

Recepção amorosa;

Tempo junto e socialização diária com equipe pedagógica e alunos (60 min por dia);

Acompanhamento das demandas de cada aluno e encaminhamento à psicóloga social no Projeto quando necessário;

Escuta ativa durante todo o tempo de convivência diário (4h por dia).

IMPORTÂNCIA DO RETORNO - PANDEMIA COVID-19

Projetos sociais terão grande importância na interação social de crianças e adolescentes pós-pandemia;

RECADASTRAMENTO 2021: IMPACTOS DA PANDEMIA

92% das famílias perceberam uma diminuição na aprendizagem dos filhos durante a pandemia;

94,5% das famílias e alunos sentiram falta das atividades de complementação escolar do Projeto durante a pandemia.

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES QUE O PROJETO TROUXE ÀS FAMÍLIAS NA PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS

97,5% das famílias afirmaram que o aluno foi prejudicado com a falta de atividades extra e projetos de complementação escolar por causa da pandemia;

78,3% dos alunos estão com alteração do sono;

76,6% dos alunos estão com alteração de humor;

75,5% dos alunos estão com dificuldades de concentração.

 

DURANTE O TEMPO DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO, OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS SENTIRAM MAIS FALTA DE:

Convivência com amigos e alunos do Projeto: 99%

Convivência com professores e equipe pedagógica do Projeto: 96,5%

Socialização :96,5%